quarta-feira, 24 de maio de 2017

Refletir sobre Educação





Vamos falar em Educação. O que entendemos? O que desejamos? E qual a realidade?
Fala-se muito em uma educação para transformar o sujeito em pensante.
Estranho, pois para mim todos são seres pensantes. Tudo bem que alguns dão impressão de não terem cérebro, de tanta bobagem que sai da boca de alguns.
Vamos lá ao que interessa e deixar meus achismo de lado.
Como ajudar uma pessoa se tornar pensante em um sistema caótico como o nosso educacional? Valores morais, civilizatórios e legais tão deturpados.
Você deve estar pensando que sou louca, mas não sou. A instituição escolar é sempre um reflexo da sociedade na qual esta inserida e infelizmente não tem sido diferente do caos fora dos muros escolares.
Escola deveria ser lugar de pensar e transformar a si mesmo e o mundo, porém apenas tem ocorrido uma repetição dos problemas sociais vivenciados deste sistema capitalista selvagem.
Nas instituições escolares quase não existe espaço para pensar. Existe uma fabrica de transformar as pessoas em instrumentos de mercado, vendendo as horas, em troca de migalhas, salários insuficientes para uma vida digna e impossível de tornar o trabalhar em consumidor.
Como eram lindas as ideias revolucionárias onde todos trabalhariam menos, teriam mais tempo para viver, aproveitar amigos, família e adquirir bens. Algo deu errado. Muito errado.
Nossas escolas não são lugares de transformações. Mas qual o motivo?
Simples. Este mundo selvagem afetou a todos. Em vez de aprender a pensar aprendemos armazenar coisas para vestibulares.
Quando a educação foi colocada como universal ela se tornou mercadoria e produtora de um fordismo.
Estive lendo uma reportagem da Carta Capital escrita por Rosana Pinheiro-Machado, sobe vaidade no meio acadêmico e reflete bem o caos neste setor educacional. Mostrando assim uma sangria generalizada. Segue link https://www.cartacapital.com.br/sociedade/precisamos-falar-sobre-a-vaidade-na-vida-academica
É necessária uma transformação neste setor, tornando a educação em transformadora. Porém enquanto ficarmos presos a números de um sistema engessado e mercadológico isto não será possível.
Como eu sonho em ver nossas Escolas lugares de ideais e criação de um mundo melhor. Talvez eu seja mais uma das pessoas utópicas, mas sonhar é o inicio da mudança e da evolução humana.



Ana Souza

Nenhum comentário: