sábado, 30 de outubro de 2021

Dia do Saci-Pererê, 31 de outubro, o mais brasileiros do nosso folclore.

 

Nada mais brasileiro do que p Saci-pererê, representante da união dos três povos principais  de nossa formação como Nação Brasileira: indígenas, portuguesa e africana. 


Então nada mais justo do que comemorar o dia do protetor da natureza. Ainda mais em tempos tão difíceis como o que vivemos sendo a natureza e a própria existência humana em risco. 



VIVA AO PROTETOR DAS FLORESTAS! 



A origem do Saci-pererê

A lenda do Saci-pererê existe desde fins dos tempos coloniais e tem origem nas tribos indígenas do sul do Brasil.

O termo “Saci" vem do termo tupi sa'si, que está relacionado a um pássaro, que é conhecido pelos nomes “Saci”, “Matimpererê” ou “Martim-pererê” (em tupi: matintape're).

Inicialmente, o Saci era retratado como um personagem negro e endiabrado, que possuía duas pernas e um rabo.

A partir da influência africana, ele perde a perna lutando capoeira e adquire o hábito de fumar o pito, ou seja, o cachimbo.

O gorrinho vermelho do Saci-pererê, por sua vez, advém do folclore do norte de Portugal. Era utilizado pelo lendário Trasgo, que possuía poderes sobrenaturais.

A lenda é contada em todas as regiões brasileiras e, por isso, a estória modifica-se conforme o local. Em alguns lugares, ele possui nomes diferentes como: Saci-Cererê, Matimpererê, Matita Perê, Saci-Saçurá e Saci-Trique.


Fonte: https://www.todamateria.com.br/saci-perere/ Acesso dia 30 de outubro de 2021

Nenhum comentário: