domingo, 30 de abril de 2017

Dona Isabel a Redentora (Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga)







Uma grande mulher praticamente esquecida por nós brasileiros e infelizmente não compreendida.
Quem de nós teria coragem de por um ideal colocar tudo a perder? Nos dias atuais anda cada vez mais difícil verificarmos homens e mulheres com tanta bravura.
Dona Isabel foi uma grande guerreira, lutadora, mulher que buscava o melhor para seus futuros súditos.
Ela não foi uma mulher qualquer, estudou por toda sua vida, para que um dia pudesse assumir a regência deste país. Foi a primeira brasileira, nascida neste chão, a pertencer ao senado brasileiro, foi a primeira a estar na regência, mesmo de maneira substituta ao pai, D. Pedro II, e seria a primeira mulher a governar esta nação.
Há Isabel, porque fostes mexer em vespeiro? Fostes apoiar a liberdade dos escravos. Fostes desejar reforma agrária e doar terras aos escravos após sua libertação. Fostes pensar em voto feminino.
O que ganhastes com todo o bem que tentastes fazer?
Ganhou a perda do seu trono. E dos seus descendentes.
E infelizmente os covardes fizeram tudo isto por não suportar a presença de tão forte mulher.
No fim fostes expulsa de sua própria terra. E tentaram fazer com que nós brasileiros de ti esquecemos. Pode até ter funcionado por algum tempo, mas seu brilho e coragem não podem ser sufocados por muito tempo. Sua história vem aos poucos sendo divulgada e relembrada com teus irmãos patriotas deste nosso Brasil.
Quem dera tu tivesses conseguido colocar teus planos em prática lá ainda nos fins do século XIX, talvez assim essa nossa terrinha amada não vivenciasse tantos tormentos como os vistos nos últimos anos.
Dona Isabel, mulher, esposa, mãe, avô, guerreira, como tantas outras brasileiras, porém vós fostes uma das mais humilhadas por aqueles que deveriam exaltar-te.
Ao longo da nossa história brasileira aos poucos vais ganhando o lugar de honra tão merecido pela tua força.
Espero que em poucos anos todos os brasileiros e as brasileiras saibam das reais rações de tua partida. E deem à senhora o lugar na história e honrarias que tanto mereces.
Vós sois sem duvida um exemplo a ser seguindo de bravura e coração.
                                         Salve Dona Isabel.


Nenhum comentário: