segunda-feira, 3 de julho de 2017

Mestres sempre Mestres




Uma relação de encantamento, de fascínio e admiração. É assim que olhamos para alguns de nossos mestres.
Sou professora de formação e exerci o magistério por quase 17 anos. Fui odiada por muitos e amada por outros tantos. Acredito que mais amada que odiada. Risos. Pois, me tornei amiga e confidente de alguns.
É engraçada esta relação. Estive conversando com Erika e Gilda, duas grandes amigas e mestras maravilhosas, que tanto admiro como profissionais e mais como seres humanos. Uma amiga dos tempos de faculdade e a outra uma parceira de trabalho, ambas são mulheres lindas, fortes, inteligentes e exemplos de seres humanos daqueles que desejamos perto de nós.
Em nossas conversas falamos sobre como é estranho e mágico a relação de mestre e aluno. Nossos mestres nos tratam como iguais, afinal exercemos a mesma profissão, mas nós nunca conseguimos olhar para alguns desta forma, pois o fascínio e admiração nos faz vê-los com uma energia mágica de saberes sem precedentes. Mesmo quando não concordamos com suas ideias, mantemos o fascínio pela maneira diferente deles enxergar o mundo. E como muitas vezes essa admiração nos faz esquecer sua humanidade, que são homens e mulheres como nós, continuando como as crianças do primário encantadas pela intelectualidade dos mestres. O estranho nisto é o fato de não gostarmos e de desmitificar este mesmo olhar sobre nós. Muitas vezes não compreendemos tanto carinho, admiração e amor em meio aos nossos devaneios científicos, filosóficos e poéticos. E enquanto isto, seguimos acreditando ser nossos mestres seres quase mágicos dotados de grandes saberes e verdades.
Chegamos à conclusão de ser meio mágica a profissão de mestre.
Como aprendi com a irreverência dos mestres Tiago, Marcos, Erisvaldo e Lúcio. Com a sabedoria dos mestres Luiz, Cláudia, Daniel, Alexandre, Miguel, Abdala, Genilson e Judite. Com a leveza dos mestres Antônio, Beth, Elis, Ademir e Quadros.
E como tenho orgulho de sido de certo modo, lapidada por vocês que contribuíram para me tornar um ser humano melhor. Sempre serão meus admirados mestres e exemplo a ser seguindo.

2 comentários:

Jorge Luiz de Souza disse...

É muito importante esta nossa profissão/ missão, pois temos a responsabilidade de levar o conhecimento àqueles precisam de um norte, para não serem humilhados e massacrados pela sua ignorância, como infelizmente vemos hoje em dia.
Parabéns pra nós, que conseguimos cumprir esta missão com orgulho e dedicação!

Reminiscências... disse...

Ana, querida, como é importante o reconhecimento deste trabalho que realizamos uma vida inteira! Tenho certeza que você exerce com maestria o ofício do ensino. Beijos e feliz dia das professoras! Beth